Quando nos encontramos com coisas novas vivenciamos sentimentos um tanto contraditórios.O medo de não nos adaptarmos convive com a esperança de que todos os problemas possam num passe de mágica serem resolvidos. Porém é preciso parar e analisar que benefícios reais teremos e perceber que nem tudo se resolve através de jogos, internet,etc.
O uso de novas tecnologias na educação permite uma aprendizagem mais dinâmica e prazerosa. O aluno poderá estar em contato com outras culturas em tempo real e isso é muito mais eficaz que uma leitura no livro didático, além de jogos e atividades que desafiam e instigam raciocínio.
Mas para isso o professor e escola precisam se desvencilhar de alguns hábitos e conceitos.O ensino através da midia precisa ser planejado para tranformar o aluno num ser criativo e capaz de usar a máquina não somente para realizar as atividades propostas, mas criar outros instrumentos que o ajudem e, ajudem a outros estudantes que acessarem estes intrumentos.
Para que esta prática seja parte do nosso cotidiano é necessário que se façam parcerias entre escolas, governos e comunidades para que se possa assegurar o acesso do estudante às tecnologias. Segundo Blistein e Zuffo: " A forma de disponibilização no uso das tecnologias é tão importante quanto ela." E ainda ,segundo Del Nero: "A disponibilização oceânica de informação nao é garantia de aprendizado ou construção do conhecimento." Diante disso não basta colocar os computadores nas escolas é preciso planejar as ações de cada pessoa envolvida no processo e assim poderemos colher bons frutos com o ensino eletrônico.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)