quinta-feira, 19 de março de 2009

Quem sou?

Sou professora de Matemática. Trabalho com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Embora a matemática esteja viva em nosso cotidiano, fazer com que os alunos se interessem por ela é um desafio diário. Em sala procuro despertá-los com atividades que façam parte do dia a dia, usando contas de água e luz, relação entre consumo de alimentos e número de pessoas na familia, gastos com tranporte,etc.
Não sei dizer se estou no caminho certo.Tento me atualizar, estou sempre procurando coisas novas em publicações específicas, jogos e desafios que possam ser atraentes para os alunos.
Nem sempre é facil, pois nem todos os conteúdos dessa disciplina permitem uma abordagem dinâmica e as vezes o tradicional predomina. Mas acho que toda evolução se dá mesclando o novo ao tradicional e assim vamos aprendendo e modificando a prática.

3 comentários:

  1. Cidinha

    Concordo com você quando diz em mesclar, as tecnologias estão aí, isso é fato, elas devem e podem ser utilizadas. Mas devemos preparar o nosso aluno para que este aprenda a ter uma postura sempre desafiadora mesmo diante do que se pode ser chamado de tradicional, quando se procura manter um ambiente propício para a aprendizagem e se aquilo tem sentido para a vida do aluno, ele é capaz de aprender.
    Parabéns!
    Um abraço!
    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Ativ5-cidinhalopes

    O oposto na matemática
    Autor:Enio Freire de Paula
    Co-autor:Marcelo Lopes,ProfªDrª Raquel Gomes de Oliveira
    Áreas de conhecimento envolvidas:Números naturais e operações.Números inteiros.
    Recursos utilizados: imagens:www.marijuana.com.pt.pwpnetcabo.pt.allposters.com
    jogos dos números inteiros:http:/objetos educacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8252
    ativ: http:/rived.proinfo.mec.gov.br

    Na minha opinião a aula foi muito bem construída.O professor utilizou recursos divertidos e de fácil compreensão.Vale ressaltar a importância de fixar bastante com os alunos o conceito de número negativo antes de falar sobre a oposição.

    ResponderExcluir
  3. O vídeo reforça a idéia de que é possível conciliar tecnologia com outras atividades,utilizando recursos tradicionais.Nessa mistura quem sai ganhando é o aluno descobrindo que uma visita a biblioteca para ler um bom livro pode ser tão prazeroso quanto sentar diante de um computador.

    ResponderExcluir