Sou professora de Matemática. Trabalho com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Embora a matemática esteja viva em nosso cotidiano, fazer com que os alunos se interessem por ela é um desafio diário. Em sala procuro despertá-los com atividades que façam parte do dia a dia, usando contas de água e luz, relação entre consumo de alimentos e número de pessoas na familia, gastos com tranporte,etc.
Não sei dizer se estou no caminho certo.Tento me atualizar, estou sempre procurando coisas novas em publicações específicas, jogos e desafios que possam ser atraentes para os alunos.
Nem sempre é facil, pois nem todos os conteúdos dessa disciplina permitem uma abordagem dinâmica e as vezes o tradicional predomina. Mas acho que toda evolução se dá mesclando o novo ao tradicional e assim vamos aprendendo e modificando a prática.
quinta-feira, 19 de março de 2009
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Cidinha
ResponderExcluirConcordo com você quando diz em mesclar, as tecnologias estão aí, isso é fato, elas devem e podem ser utilizadas. Mas devemos preparar o nosso aluno para que este aprenda a ter uma postura sempre desafiadora mesmo diante do que se pode ser chamado de tradicional, quando se procura manter um ambiente propício para a aprendizagem e se aquilo tem sentido para a vida do aluno, ele é capaz de aprender.
Parabéns!
Um abraço!
Cristina
Ativ5-cidinhalopes
ResponderExcluirO oposto na matemática
Autor:Enio Freire de Paula
Co-autor:Marcelo Lopes,ProfªDrª Raquel Gomes de Oliveira
Áreas de conhecimento envolvidas:Números naturais e operações.Números inteiros.
Recursos utilizados: imagens:www.marijuana.com.pt.pwpnetcabo.pt.allposters.com
jogos dos números inteiros:http:/objetos educacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8252
ativ: http:/rived.proinfo.mec.gov.br
Na minha opinião a aula foi muito bem construída.O professor utilizou recursos divertidos e de fácil compreensão.Vale ressaltar a importância de fixar bastante com os alunos o conceito de número negativo antes de falar sobre a oposição.
O vídeo reforça a idéia de que é possível conciliar tecnologia com outras atividades,utilizando recursos tradicionais.Nessa mistura quem sai ganhando é o aluno descobrindo que uma visita a biblioteca para ler um bom livro pode ser tão prazeroso quanto sentar diante de um computador.
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